A Principal função da Vitamina D no corpo humano é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, mas ela também possui outras funções, como por exemplo, a regulação do metabolismo ósseo e age como hormônio mantendo quantidades adequadas de cálcio e fósforo presentes no sangue, além disso estudos recentes mostram que ela é essencial para prevenção de doenças como obesidade e diabetes.
A Vitamina D ou muitas vezes chamada de colecalciferol, é a única vitamina que só é ativada por meio da exposição ao sol, ou mais precisamente aos raios ultravioletas do tipo B (UVB), esses raios são responsáveis por 80 a 90% do total de vitamina D que o corpo produz.
A deficiência da vitamina D pode ser silenciosa, ou seja, não produzir sintomas perceptíveis, mas sabe-se que pessoas com níveis muito baixos podem apresentar vários sintomas como fadiga, fraqueza muscular ,dor crônica além de problemas ósseos.
Existem indícios de que a falta de vitamina D também podem contribuir para o desenvolvimento doenças, como por exemplo:
- Obesidade
- Diabetes
- Depressão
- Alzheimer
- Doença Cardiovascular
- Câncer de mama
- Câncer colorretal
- Câncer de Próstata
- Artrite reumatoide
De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2011, a vitamina D é um dos nutrientes dos quais a população brasileira mais apresenta carência.
Foi alertado no estudo que 99,6% dos homens e 99,2% das mulheres entre 19 e 59 anos têm níveis insuficientes de vitamina D, A, C e E, cálcio e magnésio no organismo.
Mesmo sendo um país tropical, com sol na maior parte do ano, uma das principais causas da insuficiência é a baixa exposição ao raio ultravioleta.
Um ano depois, a Universidade Federal Fluminense identificou que seis em cada dez brasileiros apresentam níveis da vitamina D abaixo do recomendado por não tomar sol em quantidade necessária.
OS 7 Alimentos Ricos em Vitamina D.
Preparamos uma lista com alguns alimentos que são ricos em Vitamina D para que você mantenha uma alimentação saudável em relação a quantidades dessa Vitamina:
- Salmão
- Atum Enlatado
- Sardinha
- Gema de Ovo
- Queijos
- Bife de Fígado
- Cogumelos
O que você pode fazer para evitar a deficiência de vitamina D?
Os Alimentos citados acima possuem níveis consideráveis de vitamina D, mas somente com a alimentação será difícil manter um nível adequado de vitamina D no Sangue.
A Exposição Solar com moderação, sem protetor solar, é altamente recomendada por profissionais da saúde para regular os níveis dessa Vitamina no sangue.
Em torno de 20 a 30 minutos por dia normalmente, é o ideal para atingir níveis satisfatórios dessa Vitamina no Corpo.
Também há no mercado vários suplementos de vitamina D, mas não recomendamos o uso dessa substância sem acompanhamento médico adequado.
A Deficiência de vitamina D é detectada por exame de sangue, mas só um médico poderá diagnosticar se você vai precisar ou não de suplementação.
Você já sabe se você possui um nível de Vitamina D adequado?